segunda-feira, 18 de outubro de 2010

Fazendo Meu Filme, de Paula Pimenta


Eu pulei a minha adolescência, indo direto para a adultice da vida, e talvez por isso tenha me encantado a história da Fani, a menina que tem certeza de que quer ser cineasta, mas que está descobrindo todo o resto, encarando decepções, conquistas, amor, e aquelas raivinhas que só passam depois do segundo sorvete.

Quando li “Fazendo Meu Filme 1 – A Estreia da Fani”, identifiquei-me com a personagem, mesmo tendo vivido pouquíssimas situações como as que a autora do livro, Paula Pimenta, descreve na sua obra. Essa empatia me permitiu apreciar a leveza da sua literatura, porque muitas coisas que sentimos, quando adultos, são apenas variações das inquietudes da adolescência.

Ontem eu terminei a leitura do “Fazendo Meu Filme 2 – Fani na Terra da Rainha”... Sim, Fani ganhou mais espaço e o gosto de muitos adolescentes, principalmente porque, através dessa personagem, a autora aborda uma serie de temas que lhes interessa muito, como a relação com os amigos, a descoberta do primeiro amor, a mudança de cenários, os medos, dos que passam logo e daqueles que vão e vêm.

Enfrentando um ano de intercâmbio na Inglaterra, a distância do amor recém descoberto, a saudade da família e dos amigos, o início de uma convivência com estranhos, num país estranho, falando uma língua na qual ainda não é fluente, Fani aprende que a vida vai além dos filmes que coleciona, das canções que são trilha sonora da sua vida. E mesmo isso lhe causando uma dorzinha aqui e outra ali, ela lida de uma maneira muito corajosa com essa jornada.

Fani é a amiga que toda menina tem... E toda mulher também, ao menos assim espero. Se você não teve ou tem, por favor, olhe para o lado e descubra a sua Fani, e seja uma também para as suas companheiras de viagem, durante a vida.

A linguagem do livro, usando e abusando das mensagens por e-mail e dos bate-papos por MSN, mostra que a tecnologia, assim como os bilhetinhos trocados em sala de aula, é apenas uma ferramenta para aproximar as pessoas, fortalecer o sentimento que umas cultivam pelas outras.

Paula Pimenta vem conquistando leitores por todo o Brasil. Não é à toa que vai lançar, ainda em 2010, o “Fazendo meu Filme 3 – O Roteiro Inesperado de Fani”. Sucesso mais do que merecido.

Confira o site e conheça os personagens do FAZENDO MEU FILME. Aproveite para conhecer melhor a autora, Paula Pimenta:

www.fazendomeufilme.com.br



0 comentários: