TAP | O ritmo de Gregory Hines


Na minha lista de preferidos, há uma série dedicada somente aos filmes que têm a música como tema, às vezes, como personagem. 

TAP - A dança de suas vidas (1989) foi escrito e dirigido por Nick Castle, conta a história de Max Washington (Gregory Hines), que acaba de sair da prisão e tem de decidir qual das suas profissões irá assumir: a de ladrão ou a de sapateador. Castle é roteirista de outro filme com música do qual gosto muito, O Som do Coração (August Rush/2007).

Antes de me aprofundar na história de Max, devo dizer que Gregory Hines me ganhou já na primeira cena do filme. Depois de TAP, esse sapateador talentosíssimo e ator de grandes filmes como The Cotton Club (1984), de Francis Ford Coppola, e O Sol da Meia-Noite (1985), de Taylor Hackford, passou a fazer parte da leva de atores das quais assisto tudo o que aparece.

Clayton Cameron foi baterista da banda de Sammy Davis, Jr. durante muito tempo. Foi tocando em cassinos com o dançarino, cantor e ator que Cameron iniciou sua jornada pelo universo das brushes, das vassourinhas. Hoje, ele é considerado mestre no assunto, The Brushes Master

Clayton Cameron se apresentando no Batuka! Brasil, em São Paulo (2009)

Em 1993, o IBVF Brasil produziu um workshop de Cameron, em São Paulo. Hoje, com o acesso fácil a material didático e vídeos, certamente muitos já conferiram os feitos desse músico. No entanto, à época do evento, eu ainda não tinha visto ninguém igual, e ainda não conheci outro músico com tamanha habilidade com as vassourinhas. Além de uma performance impressionante, tocando com vassourinhas, Cameron reproduziu a cadência do sapateado de grandes dançarinos, entre eles Sammy Davis Jr. e Gregory Hines. 

Cena de TAP

Logo na primeira cena de TAP, Hines mostra a que veio. O personagem Max faz uma brilhante performance dançando em um tablado, na sua cela. O filme conta com a participação de uma leva de sapateadores que inspiraram - e que continuarão a inspirar - gerações. Além de Sammy Davis Jr., Arthur Duncan e Howard “Sandman” Sims fazem parte do elenco do filme. 

Na época da gravação de TAP, Sammy já estava doente, ainda assim, fez um ótimo trabalho como ator e sapateador. Ele faleceu em 1990.


Sammy Davis, Jr. e Gregory Hines

TAP é uma celebração ao sapateado, aos ícones do sapateado, assim como um flerte com a contemporaneidade do cenário da tap dance. Gregory Hines representava o futuro, e não apenas no filme. São inúmeras as cenas em TAP capazes de emocionar pela beleza da dança, a influência da música.


Hines era capaz de mexer com a alma do espectador com uma frase rítmica. A beleza de sua postura ao sapatear, a elegância de sua presença, a modernidade de sua arte, um conjunto de qualidades estampado em TAP e em seus trabalhos não apenas no cinema ou na televisão, mas também no teatro. Ele faleceu em 2003, aos 57 anos de idade. Uma partida prematura que deixou um hiato no cenário do sapateado. 

TRAILER DE TAP



Comentários