A esperada estreia da série Dracula



The Blood Is The Life é o episódio de estreia da série Dracula, que foi ao ar na última sexta-feira, dia 25/10, nos Estados Unidos. Estrelada por Jonathan Rhys Meyers, é baseada na obra de Bram Stocker, e a única série no ar sobre vampiros que não se passa na atualidade.

No final do século dezenove, Drácula/Alexander Grayson/Vlad Tepes chega a Londres como um empresário americano visionário, que tem como meta apresentar a ciência moderna à sociedade vitoriana, enquanto planeja se vingar dos responsáveis pela morte de sua esposa. Seu principal interesse é na iluminação, ou seja, não precisar mais evitar o sol. Tudo parecia estar muito bem planejado e decidido, até que ele conhece uma mulher que pode ser a reencarnação de sua esposa a ser vingada.


Os produtores da série buscam trazer o Drácula sedutor da história de Bram Stocker ao cenário. Acredito que acertaram ao escolher Meyers para interpretá-lo. Ator de grande talento, habituado a interpretar personagens complexos, deixou os espectadores em polvorosa ao estrear a premiadíssima The Tudors. Porém, não basta um ator como este se o roteiro é confuso, o cenário, idem, e o episódio de estreia, aquele esperado pelos fãs do gênero, aquele que deveria seduzir os espectadores, falha na missão. Faltou em The Blood Is The Life a coerência, a promessa de que os próximos episódios desvelarão grandes tramas. A única questão apresentada neste episódio foi a da parceria – puramente focada na vingança - entre Drácula e Van Helsing, o famoso caçador de monstros, especializado em vampiros. Talvez daí possa sair algo que fortaleça a série.

Obviamente, não é o caso de desistir de Dracula. Na verdade, habituada que sou a escrever somente sobre o que gosto, eu declaro que sim, gostei da ideia da serie, acredito em Meyers como um ator que pode criar um Drácula tão interessante quanto Gary Oldman no filme de  Francis Ford Coppola. Só que para isso, produtores e roteiristas terão de trabalhar duro, porque Drácula é um personagem que reina absoluto no cenário dos vampiros. Há ótimas séries sobre vampiros, mas ainda não há uma realmente sedutora sobre o Conde Drácula, e mais, que se passa em outra época, não às malhas dos telefones celulares e da internet.

Dracula ainda não tem previsão de estreia no Brasil.




Comentários