No mundo de Rodrigo de Castro


A arte me ensinou mais do que apreciá-la. Ela me ensinou canções que me lembram pessoas queridas, estejam por aqui ou já tenham partido. Ela me ensinou que o olhar faz toda a diferença, durante uma apreciação. Ela me ensinou que refletir sobre o que nos constrange e limita é uma forma de nos recompor e transpor barreiras. 

A arte me ensinou a pensar. Ensinou-me a ser. Continuo a aprender com ela.

A arte importa. 

Por conta do meu envolvimento com a música e a literatura, tive a sorte de fazer amigos que me inspiram, humana e artisticamente, o tempo todo. Às vezes, uma conversa sobre banalidades se torna uma descoberta, um início de criação, uma cumplicidade no pensamento. Nesse patamar dos criadores, está um amigo muito querido, Rodrigo de Castro, que lançou seu primeiro livro, sábado passado. 

Músico, acostumado à criação de letras para canções. Artista, de quem as obras me encantam profundamente. O olhar é destaque da obra, mas o compositor assumiu o poeta e lançou No Mundo dos Sonhos, com ilustrações e textos que descortinam esse lugar no qual o imaginário se destaca, misturando-se aos desejos e criando fantasias.

A personagem foi criada há alguns anos, em uma única ilustração. Em No Mundo dos Sonhos, ela se torna protagonista e ganha muitos cenários, um mais interessante que o outro. 


Com o amigo e autor do livro No Mundo dos Sonhos, Rodrigo de Castro.

O livro não é somente para o olhar e a percepção das crianças. É daqueles para se apreciar, não importa em qual estação da vida. As ilustrações são belíssimas, são um passeio pelo imaginário de Soni, a personagem do livro. Os textos, sua poesia serve ao entendimento das crianças de forma tão mais interessante e profunda.

Durante o lançamento

No Mundo dos Sonhos, de Rodrigo de Castro, é uma obra que oferece o prazer de se exercitar o olhar a enxergar além, não somente em momentos em que arte seja a protagonista. A arte de quem cria colabora com a arte de quem a aprecia. A arte de compreender que o mundo é mais e, muitas vezes, bem diferente do que imaginamos. Às vezes, nosso mundo se torna mesmo o mundo dos sonhos, para que o mundo real possa se recuperar das suas mazelas e abraçar algumas levezas. Para que possamos nos recuperar das nossas mazelas e abraçarmos algumas levezas.

Para mim, este livro é muito especial, por ser de um amigo, de um artista que admiro há muito tempo e por ter chegado com tanta delicadeza, abordando o belo com mais amplidão. Oferecendo aos pensamentos rotas de fuga que os conduzem a esse lugar onde a vida segue mais inspirada e inspiradora.

No Mundo dos Sonhos
Rodrigo de Castro (ilustrações e textos)

Para adquirir o livro: rodrigodecastro.me
Curta a página e conheça outras obras do artista: facebook.com/rodrigosco.arte

Comentários