O fantástico universo de Tati


Tatiana Belinky nasceu na Rússia, e veio para o Brasil aos dez anos de idade. É escritora, tradutora, poeta, dramaturga, e as suas obras voltadas ao universo da criança são as mais celebradas.

Aos noventa e três anos de idade, detentora de vários prêmios, ela ainda é a menina contemplando o universo de personagens como os que a inspiraram a se tornar escritora e a mergulhar no universo infantil.

Um punhado de letras para enfeitar os cabelos de Tati é uma homenagem a essa mulher com uma história de vida tão rica quanto as que vem criando para os seus livros.  O espetáculo, escrito e dirigido por Rony Guilherme, aborda os principais eventos da vida de Tatiana Belinky de uma maneira lúdica, assim como a sua obra, fazendo com que a menina Tati contracene com os seus personagens preferidos, como se eles tivessem saltado das páginas dos livros para a realidade dela.


Durante o espetáculo, os adultos entre o público presente, acabam por revisitar a infância. E não somente como adultos se permitindo apreciar um espetáculo infantil, permitindo-se a leveza, mas como se as crianças que foram se apoderassem dos adultos que se tornaram, durante o espetáculo.


Tati (Rebeca Andreza) e seu pai, Sr. Aron (Fabrício Bini)

Eu mesma, pessoa com memória fraca para a infância, quem aprendeu a contemplar a coisa de ser criança apenas com a chegada dos sobrinhos, contadores de histórias inspirados, peguei-me a acompanhar a Tati menina, interpretada com vivacidade e diligência por Rebeca Andreza, como se pudesse vestir a pele dessa personagem-pessoa e viver as suas aventuras.

Observar a vida de Tatiana Belinky, tendo como ponto de partida a menina que ainda vive nela, é algo que torna Um punhado de letras para enfeitar os cabelos de Tati um espetáculo inspirador. 


Tatiana Belinky na estreia do espetáculo, comemorando 93 anos de idade

O que mais me agradou no espetáculo foi a forma como o autor abordou a passagem de tempo. A Tati contemplando o surgimento da Tatiana adulta, sendo conduzida pelo seu imaginário, no qual o personagem mais querido da menina, a Emília - interpretada graciosamente por Marina Ribeiro, e sendo a filha mais serelepe de Monteiro Lobato -, com o auxílio do Visconde de Sabugosa e da fada Sininho, acompanha a menina nessa jornada.



Quando entra em cena a Tatiana adulta - interpretada pela talentosa Maximilana Reis, com a leveza que mulheres-meninas inventadoras de histórias trazem no sorriso -, e a menina Tati se apaixona pela Tatiana que vem despertando tantas crianças para a o prazer da leitura, compreendemos a importância de pessoas como ela no universo literário. Melhor, no universo inteirinho.


Maximiliana Reis


Também participam do espetáculo Fabrício Bini, Renato Rodrigues, Carol de Grammont, Júnior Lima e Jéssica Lima.

Um punhado de letras para enfeitar os cabelos de Tati ficará em cartaz, no Teatro Paulinas, em São Paulo, somente até o próximo final de semana. Levem seus filhos e confiram esse espetáculo de uma lindeza digna da vida de uma mulher como Tatiana Belinky, que vem enfeitando o universo das nossas crianças com tanta alegria e criatividade.







 Confira o blog do espetáculo: http://umpunhadodeletrasparatati.blogspot.com.br/

Comentários