Quintal, música e pinturas

Foto © Rodrigo Scó

Assim como muitos, estou meio borocoxô com as ciladas nas quais andamos caindo. É a política que corta, a incivilidade que joga sal na ferida. Fica tudo meio dormente e enlouquecido, de jeito que inspira um desolamento ruminado à exaustão.

Daí que fica tudo meio sonso, dá preguiça existencial. A gente se encosta nessa melancolia de quem não sabe para onde correr, por onde começar a desfiar esse novelo.

Nessas horas, a arte se prova cada vez mais merecedora de atenção e cuidado. Para os que duvidam do seu valor, saibam que ela tem papel fundamental na nossa formação humana. Pois em dias como esses, em que nos sentimos desalentados e atormentados que só, meio que largados à beira do caminho, vem a arte e faz arte com a gente.

Sexta passada, fui a um evento do qual um amigo participou, no bairro onde moro. Não sabia nada a respeito, apenas que gostaria de estar lá por ele e pelo quentão. Era Festa Junina e eu estava louca por um quentão. A festa aconteceu no quintal de uma casa, e além das bebidas e comidas temáticas, durante o show os artistas transformariam a tela em branco em uma de suas obras.


Vanessa Moreno e Fi Maróstica © Dani Gurgel

Eu sempre gostei desse ponto onde diferentes linguagens artísticas se encontram. Aconteceu de o show ser de uma dupla que anda no meu play ultimamente: Vanessa Moreno e Fi Maróstica. Voz e baixo, uma lindeza de colorido rítmico. Os músicos tocaram dentro da piscina vazia, o que eu achei o maior barato. Ao lado, quatro artistas trabalhavam em suas telas, enquanto a música era espalhada pelo recinto: Pamela Munhoz, Jeng Ho, Rodrigo Scó e JotaVe. 

Obra © Pamela Munhoz | Foto © Rodrigo Scó

Assistir a essa feitura – música sendo tocada e telas ganhando vida – foi uma experiência muito especial. Na música, impressionou-me o ritmo e a leveza de Vanessa e Fi. Já era fã, agora, adquiri a carteirinha. Nas telas, as imagens pareciam acontecer, porque, para quem nem consegue desenhar uma casinha decente, observar aquelas lindezas surgindo era meio que assistir à construção de um afeto; a um milagre pessoal alheio que, sem querer, também nos abençoa.


Obra © Jeng Ho | Foto © Rodrigo Scó

Daí que meu espírito ficou atiçado, a fim de se encantar até mais que os desapontamentos, que assim ele terá forças para não se desiludir de jeito sem volta. A cada vez que eu mesma questiono o motivo de a arte existir, de eu me enveredar por esse caminho como quem cria e aprecia as criações, vem um evento desses e coloca meu espírito no lugar. Essa lufada de arte pode não dar jeito no problema, mas pode aprimorar o espírito daqueles que podem resolvê-los. Nossos espíritos.


Obra © Rodrigo Scó | Foto © Rodrigo Scó

O evento faz parte do projeto Impulso, da cantora e compositora Barbara Rodrix e da artista plástica Pamela Munhoz. Eu já havia conferido algo parecido com o projeto de Kleber Albuquerque e o seu Teatro Imaginário da Fábrica de Caleidoscópios.


Obra © JotaVe | Foto © Rodrigo Scó

Quando eu era menina, o quintal de casa era um mundo inteiro cabendo ali. Minha imaginação trabalhava muito para montar cenários imaginários. Quem participa de eventos como os promovidos por esses artistas, acaba em quintais ainda mais deslumbrantes e fantásticos, nos quais a arte é um presente a ser compartilhado. 

Por mais quintais repletos de pessoas fazendo e apreciando arte. 


Vanessa Moreno e Fi Maróstica  | Extra | Do disco Cores Vivas, com canções de Gilberto Gil


** Meu amigo é o Rodrigo Scó. Ao longo dos anos, ele tem me emprestado várias obras para ilustrar os meus textos. Ano passado, uma delas se tornou capa do meu livro de contos, O Observador. Por isso, além da beleza de suas obras, agradeço a gentileza de ele me permitir trazê-las para meu universo.

** Minha companhia da noite foi a amiga para tudo quanto é evento, a Rubia Elias. Assim, só posso desejar a todos o que acontece comigo: que seus amigos sejam bem bacanas. Tenho certeza de que, dessa forma, você também o será.

Comentários

Anônimo disse…
<3 adorei te ido!
Carla Dias disse…
Obrigada pela companhia! :)