O Autor | Quando desejar não é suficiente

O autor (El autor/2017)


Quem é o autor?

Em O autor (El autor/2017), o desejo de se tornar um escritor de obras de valor literário inquestionável se opõe à possibilidade de alcançar o título de autor de best-seller. O desejo é legítimo, mas há um problema: a falta de criatividade.

Álvaro (Javier Gutiérrez) trabalha em um escritório contábil, lidando com a burocracia e uma realidade monótona. Enquanto isso, sua esposa desfruta do prêmio que recebeu pelo livro que escreveu. Ele a apoia, mas considera uma obra ruim, sem qualquer valor para o cenário literário. 

Após descobrir a traição da esposa, Álvaro muda de casa e assume sua paixão pela literatura, comprometendo-se a trazer ao mundo uma obra digna de ser celebrada, independentemente de prêmios. Ele não quer ser autor de best-seller, mas sim de um romance que seja dos melhores já escritos.

O autor (El autor/2017)


Quando falta criatividade e sobra realidade

Juan (Antonio de la Torre) é professor do curso de escrita frequentado por Álvaro. Ele não acredita no talento do aluno, mas se propõe a ser contratado para ler o que ele escreve e fazer suas considerações. O grande problema é que o futuro escritor não compreende com clareza as dicas que o mentor oferece, colocando-as em prática de maneira questionável.

Incapacidade de acessar a criatividade própria

Dedicado a cumprir seu projeto de criar uma obra que mudará o cenário literário, o autor não percebe que não é muito criativo para a literatura, e se mostra um ótimo autor de tramas. É nas histórias de seus companheiros de prédio que ele busca a tal criatividade.

Álvaro consegue informações cruciais, sobre os outros moradores do prédio, com a esposa do zelador, com quem inicia um relacionamento, apenas para manter a fonte.  Ele passa a manipular cada um deles, até que a história deles caiba na sua obra.

O autor, em alguns momentos, levará o espectador a rir do personagem e de si mesmo. Porém, o tema se aprofunda em questões mais complexas do que reproduzir a excentricidade de uma pessoa, apenas para conferir se ela funciona no próprio contexto. 

Dirigido por Manuel Martín Cuenca, que também assina a coautoria do roteiro, junto com Alejandro Hernández, a construção da trama merece crédito. A transformação de Álvaro segue um rumo inesperado, levando a um final em que o espectador pode até duvidar, mas não há como negar que Álvaro encontrou uma forma de aplicar sua criatividade. O filme aborda o comportamento daquele que deseja desempenhar um papel para o qual não tem talento, mas que, durante a jornada pela busca do sucesso, descobre no que realmente é hábil, o que nem sempre é melhor.

O autor é um filme irreverente, provocador, que mostra como é fácil cairmos nas próprias armadilhas. Você vai se divertir e se espantar com a trajetória de Álvaro. Confira e depois me conte. 😉 


Comentários