O plano do tomate Tomé | Leveza ao abordar o bullying

O plano do tomate Tomé

A escola é uma escola. Além das matérias que estudamos, é lá que aprendemos a nos tornar grande parte de quem seremos para o resto das nossas vidas.  

Se você é dos que tiveram boa sorte, ou dos que apenas foram capazes de passar despercebidos e não se tornaram alvo daqueles que, além da matéria, ensinavam a alguns a se sentirem menos do que eles, fico feliz por você. Ninguém deveria ser alvo dos valentões, na escola ou na vida.

Mas já sabemos como funciona: os valentões fazem escola.

Posso dizer, experiente que sou no assunto, que eu adoraria ter lido um livro como o da escritora Soraya Jordão nos meus primeiros anos na escola. A psicóloga tem atendido muitas crianças em seu consultório e sabe como os desafios vividos nas salas de aula e pátios podem ser difíceis de encarar para os pequenos. Com a pandemia, muitos deles deixaram de se consultar e a forma que Soraya encontrou de continuar a alcançá-los e ajudá-los foi escrevendo O plano do tomate Tomé

O que um tomate tem a ver com os perrengues que as crianças passam no processo de socialização na escola?

Quando li a história de Tomé, pela primeira vez, ficou ainda mais claro que a intimidação entre as crianças é tratada quase sempre por adultos. No livro de Soraya, não. A autora se comunica diretamente com a criança. Ao criar personagens que são frutas, ela consegue abordar temas cascudos usando uma linguagem leve e divertida. No entanto, a grande sacada está no personagem principal. O tomate Tomé representa o não é bem isso que endossa as conversas de quem pratica o bullying destacando o diferente como ruim, imperfeito. Afinal, para quem insiste em não aceitar, insisto em reforçar: tomate é fruta, não legume.


Por certo, os adultos têm papel crucial no amparo das crianças que sofrem com aqueles que se agarram à tarefa de fazê-las se sentirem mal por serem quem são. No entanto, obras como O plano do tomate Tomé ajudam a fortalecer a compreensão da criança de que, como a própria autora gosta de frisar, “há sempre um caminho para melhorar o que não está legal”. Mas para descobrir esse caminho é preciso tratar do assunto, reconhecer que ele existe, lidar com ele.

No caso de Tomé, que, depois de encarar várias dificuldades, acabou por se juntar ao grupo de outras frutas zoadas, os fora da estação, ele traça um plano para tentar melhorar a sua situação na escola. É esse plano que o faz entender que não há nada de bom em se tornar aquele que o faz se sentir mal.   

O lançamento do livro O plano do tomate Tomé será no próximo sábado, em Niterói, Rio de Janeiro. Quem não tiver como comparecer no evento poderá adquirir o livro pelo site da Editora Itapuca. Mas se quiser um exemplar autografado, o contato é por e-mail.


LANÇAMENTO DO LIVRO 📚

O plano do tomate Tomé
Soraya Jordão

Ilustração: Luisa Dias
Editora Itapuca

Sábado, 9 de abril | das 14h às 18h
Blooks Livraria | Reserva Cultural
Av. Visconde do Rio Branco, 880
São Domingos – Niterói, RJ

Clique aqui para comprar online.

Para comprar o livro autografado, escreva para douladaspalavras@terra.com.br.


Soraya Jordão nasceu no Rio de Janeiro em 1968. Psicóloga, durante 27 anos recebeu muitas crianças em seu consultório.

Em 2020, por causa da pandemia do coronavírus, passou a trabalhar virtualmente e perdeu a convivência com os pequenos que ama tanto. Todos os dias, dizia à própria saudade que arrumaria um jeito de brincar novamente com eles. 

O plano do tomate Tomé é o resultado dessa promessa. Foi o caminho que a psicóloga e autora encontrou para se reaproximar dos seus pequenos. Um caminho de aventuras, surpresas, alegrias e muito afeto.

Comentários